RESENHA #GirlPower | O Livro das Pequenas Revoluções | Elsa Punset | Planeta de Livros

by - segunda-feira, março 12, 2018


Neste mês dedicado as mulheres, decidi que só irei postar resenhas com autoras para mostrar a você, leitor, o poder da escrita feminina. Independente do gênero e dos esteriótipos, vou mostrar que mulheres não escrevem só romance, elas escrevem o que elas quiserem. Sim! Nós podemos!

O Livro das Pequenas Revoluções foi lançado no início do ano (perdoem a demora, e não me abandonem) pela nossa parceira Planeta de Livros (clique aqui e conheça o catálogo da editora), e é escrito pela Elsa Punset, nascida em Londres, mas cresceu na Espanha.


Elsa Punset é formada em Filosofia e Letras, e tem grande destaque em seus trabalhos por abordar questões para a aprendizagem emocional e social, já possui alguns livros publicados em outros países, e no Brasil é sua terceira publicação.

O Livro das Pequenas Revoluções traz 250 rotinas express para melhorar o dia a dia, de forma interativa, então o leitor vai poder fazer diversas atividades no próprio livro, como escrever e desenhar. O livro é dividido em 4 blocos:


Bloco 1: O que acontece dentro de mim - são rotinas interativas para fazer o leitor se conectar com ele mesmo, pra fazer ele despertar sensações e emoções que ocorrem diariamente e não possuem a devida atenção.

Por exemplo, técnicas rápidas de respiração, coisas positivas e negativas que aprendemos com nossos pais, receitas de sucos refrescantes, que tipos de coisas faríamos se tivéssemos coragem, que tipo de coisas você gostaria de esquecer.


Esse bloco com certeza é o mais importante para o leitor, porque a gente acaba se conectando de uma forma intensa com a leitura, e depois não tem mais como parar. Sem contar que traz umas reflexões bem intensas e pesadas, ativa a memória de uma forma positiva e negativa. Dá pra perceber que as rotinas mais "pesadas" emocionalmente a autora alterna com momentos de relaxamento, como imagens para pintar.



Bloco 2: Cara a cara com as emoções negativas - nesse bloco as rotinas são para desenvolver o amor-próprio, enfrentar a ansiedade e o estresse, ambientes e pessoas tóxicas, timidez, medos, raiva, solidão e tristeza.


Resumindo, nesse bloco a gente vai entrar na bad mesmo, vai ver que a vida as vezes está uma bosta e vai querer deitar na BR, no entanto, a autora consegue fazer com que a gente saiba e tente lidar com essas situações, que são na verdade a coisa mais difícil, não é mesmo?

Lidar com alegrias e positividade é muito bom, mas quando a gente fala de lidar com emoções negativas é que aparece o grande problema. Como lidar com os pensamentos negativos e de autodestruição? Como fugir de um dia estressante, sem ter toda a sua energia sugada? O livro não é um tutorial de que como devemos agir, mas ele apresenta coisas pra balancear esses momentos ruins.


Bloco 3: Conhecer-me, crescer, viver - são atividades para trazer melhoria pessoal, a ter uma mente mais aberta e objetiva, a se livrar da culpa e da amargura, para ser mais forte, otimista e a procurar atingir metas.


Neste bloco tem um formulário maravilhoso para o leitor ler e saber se ele é emocionalmente inteligente e eu achei isso maravilhoso (apesar de descobrir que não sou) porque dá pra gente refletir sobre o que precisa mudar. Tem também um espaço para o leitor escrever uma carta para sua emoções negativas, uma forma de limpar isso de dentro da gente. E para quem gosta de metas, nesse bloco tem 5 estratégias para atingir as suas metas.


Bloco 4: O mundo que me cerca - último bloco do livro, vem com a função de fazer com que o leitor olhe para fora, sair do seu eu e dos seus sentimentos para analisar a forma com a qual ele se conecta com as pessoas, com quem está ao seu redor.


São atividades e dicas de como causar uma boa impressão, como saber escutar de verdade outra pessoa, para melhorar a vida amorosa, familiar e profissional, além de fazer com que o leitor trabalhe para presentear outras pessoas.

As últimas atividades do livro são voltadas para trazer uma reflexão sobre que tipo de vida é ideal para o leitor, coisas para fazer antes de morrer, descobrir quem são seus exemplos de vida e o que você mudaria se pudesse começar tudo de novo. Já imaginou?

O Livro das Pequenas Revoluções é um livro para ser lido com calma, duas a três atividades diárias, para que o leitor possa compreender e aproveitar verdadeiramente o efeito dessa leitura. Falamos de um livro totalmente interativo e direcionado para o leitor, então cada um vai tirar sua própria conclusão e vai fazer no seu tempo. 

É o tipo de leitura que eu indico para todos vocês, obrigatoriamente, porque quando a gente consegue compreender nossos próprios sentimentos e emoções, iremos mais facilmente saber lidar com o dos outros. A Elsa Punset consegue trazer uma reflexão verdadeira para seu leitor, muito mais que aqueles livros de auto ajuda que apenas servem de leitura, nesse livro as atividades interativas servem para fixação do conteúdo lido. É como se a gente tivesse na escola, só ouvir o que a professora manda a gente fazer não adianta, só aprendemos na prática das atividades.


Se você quiser dar um presente para quem gosta de ler, afirmo que esse livro é o presente ideal. Parabéns a Planeta pela publicação, e espero que vocês publiquem outros livros da Elsa, precisamos falar de empoderamento emocional também, e certamente esse livro é uma ferramenta de ajuda.

Já viu essas postagens?

3 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Adoro livros assim, que a gente interage e que traz algo de bom pra nossa rotina e pra nossa vida! Adorei a proposta do livro. Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Oie
    eu adorei a ideia do livro mas também não gosto muito de livro interativo, ainda assim gostei muito desse pois pelo que vi nas fotos são paginas super interessantes de preencher então abriria uma exceção, adorei a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  3. acho mega digno dar valor as minas escritoras o/ arrasou na resenha vyada.

    ResponderExcluir