Resenha | Um de Nós Está Mentindo | Record

by - terça-feira, fevereiro 06, 2018


Um de Nós Está Mentindo é o primeiro livro escrito pela Karen M. McManus, o livro vai ser publicado no final de fevereiro pelo Grupo Editorial Record, no selo Galera e você pode adquirir a partir do dia 26/02 clicando no Cupom Válido, que é um site que reúne diversas lojas com cupons e descontos e lá tem promoção de livros no Carrefour.

O livro conta a história de 5 jovens que acabam juntos na detenção do colégio Bayview acusados de possuírem um telefone dentro da bolsa na aula do profesor Avery, algo ilegal pelas normas do colégio.


Addy Prentiss, Cooper Clay, Nate Macauley, Bronwyn Rojas e Simon Kelleher não são amigos, alguns até se conhecem, mas apenas um deles tem motivo pra ser odiado por todos os outros e exatamente ele, o Simon Kelleher que morre, ou melhor, é assassinado.

O primeiro capítulo já traz a cena principal e é por ela que gira toda a história, então logo de cara o leitor vai ter aquele impacto, vai catar as peças e vai tentar montar o quebra-cabeça (fazendo jus ao presente que veio junto com o livro, clica aqui).

"Ninguém gostava de Simon, mas estão todos com velas na mão, como se ele fosse uma espécie de mártir em vez de um babaca fofoqueiro."

Simon Kelleher era aquele garoto "rejeitado" pelos colegas e que pra chamar a atenção de todo mundo, resolveu criar um aplicativo de fofocas, o Falando Nisso. Todo dia algum aluno caia em algum post dele e tinha seu segredo revelado pra toda a cidade. Você pode pensar, mas que segredos adolescentes podem ter de tão graves?

A questão do aplicativo Falando Nisso, vai além das fofocas, é uma forma de exposição viral da vida de um jovem que acaba se tornando o Cyberbullying que é "uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro."



De uma forma resumida, Cyberbullying é a prática da violência virtual, segundo a Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) 1 em cada 4 crianças já sofreu ofensas na internet,  o que corresponde a 5,6 milhões de meninos e meninas entre 9 e 17 anos.

É preciso explicar que o Cyberbullying vai além da pertubação e do constrangimento, ele desencadeia distúrbios psicológicos e traumas, segundo uma pesquisa feita nos EUA pelo OnlineCollege.org 1 em cada 5 vítimas de Cyberbullying pensam em suicídio e 1 em 10 tenta se matar.

Em Um De Nós Está Mentindo temos o exemplo da personagem Leah Johnson, ela foi exposta no aplicado Falando Nisso, acusada de ter transado com todos os calouros do colégio, e foi assediada por meses. A jovem acabou não suportando a pressão, e cortou os pulsos no banheiro de casa, sobreviveu mas foi afastada do colégio. A autora conseguiu trazer temas atuais e pertinentes para um história direcionada exatamente para esse público.

"Algumas pessoas são tóxicas demais para viver. Simplesmente são."

Voltando ao enredo, devido ao aplicativo que criou o Simon tinha muitas pessoas que queriam ele morto, no entanto, foram a Brownie, Addy, Nate e Cooper que estavam na sala na hora da morte e são eles que tinham segredos que poderiam acabar com a vida deles caso chegasse a ser revelado. E é por isso que os jovens são os acusados pela polícia e pelas pessoas durante todo o livro.

Nate foi o único dos personagens que foi sincero e verdadeiro todo o tempo, logo de cara eu me recusei a acreditar no envolvimento dele com a morte do Simon, então ele se torna um personagem que apesar do esteriótipo clichê de bad boy consegue conquistar o coração do leitor.

No início eu fui montando minhas próprias peças mudei de teoria várias vezes, mas de uma maneira geral sempre percebi determinados acontecimentos estranhos, que não faziam sentido no contexto. No final, não foi um desfecho OH EU NUNCA IMAGINARIA ISSO. Mas foi um desfecho maravilhoso, a autora escreve de uma maneira muito inteligente, e ela não faz o leitor perder a linha de raciocínio e investigação.

"...estou começando a me dar conta de que há coisas que são impossíveis de serem desfeitas, não importa o tamanho das boas intenções."

O que muitos livros de suspense tem hoje em dia, que me faz travar ou morgar na leitura é o fato da inserção desnecessária de acontecimentos e pessoas. Tudo pra embaralhar a mente do leitor para que ele não descubra o criminoso até às ultimas páginas, mas isso é tão cansativo, sabe?

Esse é o erro que a autora não cometeu e que fez ela se sair brilhante, estamos falando de um livro jovem, então ela fez tudo do jeito que deveria para prender a atenção do seu público-alvo.

A Karen M. McManus trouxe os personagens clássicos de todo livro jovem adulto: um nerd, um jogador, a popular e o bad boy, mas apesar do clichê pairando sobre cada um deles eles, a autora explorou as peculiaridades de cada um, e isso transcendeu o que normalmente a gente espera quando pega um livro desse tipo.

Um de Nós Está Mentindo aborda temas jovens, como bullying e cyberbullying, as consequências da exposição nas redes sociais, relacionamentos abusivos, machismo, drogas, homossexualidade. Tudo que precisa ser debatido e tratado com cuidado pra que traga informação e respeito. Nem todos os temas foram tratados com todo o cuidado, ou claramente debatidos, mas de uma maneira geral dá pra ver que ela queria deixar uma reflexão pro leitor.
Super recomendo a leitura, e quero que vocês me digam o que acharam depois, tá?

Já viu essas postagens?

9 comentários

  1. Ola
    Não costumo me prender em leitura juvenil, com personagens adolescentes, tirando os livros de fantasia onde me foco no mundo criado pelo autor, mas esse livro está me tentando a ler pois estou curiosa pelo desfecho, apesar de muitos terem motivos , foi somente um que puxou o gatilho???
    Adorei a resenha e as fotos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Hey, Yara!

    Já estou com meu exemplar aqui e estou super curiosa pra ler, vou pegá-lo agora no feriado. Todo muito está falando muito bem, espero não me decepcionar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que dica maravilhosa Yara, fiquei feliz de saber sua opinião e ainda mais que o quebra-cabeça se enquadra com a história, fiquei bem surpresa e interessada em ler, ainda mais com o enredo que me cativa e muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Criei altas expectativas para este livro, ALTÍSSIMAS, espero que sejam alcançadas. Será minha próxima leitura!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    to adorando ler as resenhas desse livro e saber que além de ser um suspense instigante também aborda temas fortes adolescentes, gosto muito disso e adorei saber melhor sobre o enredo e sua opinião, com certeza já está na lista e espero conseguir ler bem em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Quero muito ler esse livro, por dois motivos: 1. é um suspense e 2. fala sobre bullying. Eu adoro esse gênero e esse assunto, assim os dois juntos me chamou muito a intenção. Mesmo a autora indo para um final mais óbvio, os temas abordados são ótimos!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu estava tentando ignorar esse livro, porque eu tinha certeza que a partir do momento eu lesse a sinopse e visse as resenhas, ia adiciona-lo na lista de quero ler (essa lista tá quase explodindo já!)E bom, dito e feito né hahaha. Eu to tao ansiosa pela leitura!Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem Yara?
    Eu li "Um de nós está mentindo" e achei super legal, é um livro bem escrito e envolvente, a capa ficou bonita, mesmo sendo uma edição prévia o Grupo Editorial Record mandou bem. Gostei da sua resenha, ficou muito boa, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia o livro pela divulgação que obteve, contudo, não fazia ideia desse puzzle! Ideia criativa! Gostei imenso da premissa do livro, apesar de envolver personagens jovens acredito que a narrativa torna-se muito cautelosa. Gostei do modo como você usou a sinopse como pretexto para abordar temáticas sociais, coisas que o próprio livro aborda! O título conquista-me imenso, fico interessada em descobrir o desfecho do mistério ou tentar montá-lo sozinha! Entender as personagens, descobrir mais sobre essa pessoa que gerou o Falando Nisso, para além de quais segredos ele revela e como isso afeta as restantes personagens! Parece-me uma excelente leitura!

    ResponderExcluir