Resenha: O Diário De Anne Frank & Recordando Anne Frank

by - sexta-feira, maio 25, 2018


O Diário De Anne Frank é uma biografia lançada pelo Grupo Editorial Record, ganhei esse livro da minha amiga Yara Guez de aniversário e me apaixonei com a história.



Anne Frank é uma garota de 13 anos, judia e que vive com sua família: Margot Frank sua irmã, Otto e Edith Frank pais de Anne. Ela tem uma vida aparentemente normal como todas as garotas de sua idade, tem personalidade marcante e muitas dúvidas sobre a assuntos relacionados a vida, ao primeiro amor, mas tudo se abalou quando Margot recebeu uma carta para comparecer ao centro de concentração nazista.

Com medo a família Frank foge deixando tudo para atrás e vai se refugiar em um prédio minúsculo nomeado de anexo e ficaram la com outra família, escondidos por 2 anos sem poder sair na rua, sem fazer barulho e passando muitas dificuldades, tendo que lidar com a escassez de comida, com as brigas e essa situação de desespero.
"Às vezes, tenho medo de que meu rosto fique flácido com toda essa tristeza e que minha boca fique caída para sempre nos cantos."


Anne relata em seu diário como era a convivência com as pessoas no anexo, ela odiava sua mãe pelo fato de nunca ter dado carinho para a filha quando ela precisava e a criticava a todo tempo, ela deixa bem claro em seu diário que com o tempo ela foi perdendo tudo o que sentia pela mãe, para ela Edith acabou se tornando uma pessoa neutra.
"Ela não é uma mãe para mim, eu tenho de ser minha própria mãe. Eu me afastei das duas. Não tenho escolha, porque posso imaginar como deveria ser uma mãe e uma esposa, e não consigo encontrar nada disso na mulher que eu deveria chamar de mãe."

Margot era uma irmã que Anne não gostava muito mas com o tempo vivendo juntas no anexo acabaram se tornando mais amigas.

Otto Frank era o amor na vida de Anne, o pai era a pessoa que ela mais amava na vida, ele não dava o carinho necessário mas ele compreendia ela e ele era o orgulho na vida de Anne.

O Sr e a Sra Van Daan eram o casal que foram morar com os Frank no anexo, Anne não gostava deles e narrou várias brigas deles com todo mundo.

Peter Van Daan era um garoto misterioso de 17 anos e com o tempo Anne se apaixonou por ele e eles puderam viver um amor proibido e escondido de todos, em quase todas as páginas Peter era citado, acho que no meio da tristeza ele era o único motivo pra fazer Anne feliz por um determinado período de tempo.


Anne tinha uma personalidade forte e marcante e seu sonho era ser reconhecida como uma escritora famosa no mundo inteiro (confesso que quase chorei lendo essa parte), a garota teve que lidar com seus sonhos perdidos, seus amigos e familiares e o mais importante: sua liberdade de viver, de ir e vir, esse livro emociona com os relatos, choca em alguns momentos mas é um livro marcante que você nunca irá esquecer dele em sua vida.
"Se Deus me deixar viver, vou realizar mais do que mamãe jamais realizou, vou fazer com que minha voz seja ouvida, vou parar o mundo e trabalharei em prol da humanidade!"
A edição é maravilhosa, capa almofadada imitando uma capa de diário, contém várias fotos da família Frank.


Se você não conhece esse livro eu indico demais, fiquei tocada com a história e levarei como lema da minha vida antes de reclamar de qualquer coisa vou lembrar dessa jovem garota que superou tudo mesmo depois de tempos muitos difíceis.




Recordando Anne Frank

A história começa contando toda a trajetória de vida de Miep Gies, ela com 5 anos teve que  vivenciar a 1ª guerra mundial onde passou muitas necessidades até que foi socorrida por uma ONG onde foi levada para Holanda vindo morar com uma família totalmente desconhecida que lhe acolheu.

Em sua adolescência Miep foi informada sobre uma vaga de emprego por uma vizinha de sua família e foi assim que ela conheceu Otto Frank um judeu que tinha uma fábrica que se chamava Travies & Company e assim se tornaram grandes amigos. 

Com noticias de Hitler começando uma guerra e ridicularizando os judeus, Miep percebeu um certo esgotamento no Sr Frank até que ele comentou que sua família iria se refugiar e fez uma proposta pra Miep que poderia custar sua vida. Miep estaria disposta a ajudar a esconder eles dos nazistas? Com muita coragem e com toda gratidão que ela obteve de quem a acolheu quando ela mais precisava, Miep ajudou o Sr Frank.

Já viu essas postagens?

0 comentários