Resenha: Os Meninos Que Enganavam Nazistas - Editora Autêntica

by - quinta-feira, janeiro 18, 2018


Os Meninos que Enganavam Nazistas é um livro lançado pela parceira, Editora Autêntica que conta um relato real de dois meninos que são judeus e escaparam da guerra enganando os soldados nazistas.


Joseph e Maurice Joffo são dois irmãos com 10 e 12 anos de idade, eles tem uma vida normal vivendo em Paris no ano de 1941, seu pai era um grande cabeleireiro da cidade e tinha orgulho de ser judeu, tanto que seu estabelecimento tinha uma placa na entrada escrita: "Estabelecimento Judeu".

Seus filhos amavam brincar com bolinhas de gude e frequentavam a escola sem que ninguém soubessem que eles eram judeus, até que um dia sua mãe resolve costurar uma estrela em seus uniformes diferenciando eles como judeus das outras crianças, eles vivenciaram pela primeira vez a violência gratuita apenas pelo fato de serem judeus na escola, apanharam dos outros alunos. O pai dos meninos sabendo que a guerra estava para chegar, organizou um plano para que eles fugissem da guerra sozinhos antes que acabassem mortos.


No meio do caminho, enquanto ambos fogem sozinhos eles enfrentam muitos obstáculos para escapar dos nazistas e algumas pessoas acabam entrando na história, para oferecer ajuda as crianças. Imaginem o quão difícil deve ter sido fugir cm 10 e 12 anos de idade, sem os pais, em busca de refúgio e escondendo a própria identidade?

Apesar dos inúmeros momentos de fuga, as crianças acabam se encontrando e se perdendo da família ao longo de vários capítulos, pois eles não poderiam ser vistos juntos a família judia, para não acabarem presos ou mortos.


Esse livro retrata toda a dificuldades dos judeus, no momento mais difícil da história da humanidade, onde as pessoas eram perseguidas e mortas, apenas por serem judeus. O mais bonito do livro é ver como os dois meninos, apesar das dificuldades e das necessidades que eles passam, eles continuam lutando firmes pela própria sobrevivência.

Esse é um livro pra gente se emocionar, sentir muita empatia e compartilhar da dor, do sofrimento, mas principalmente da coragem dessas pessoas. Em um determinado ponto da leitura, presenciamos o momento em que as crianças são pegas pelos nazistas e são obrigados a mentir sobre sua própria origem, renegar quem eles são, mas mesmo assim eles iriam ser enviados para campos de concentração e nós sabemos o que acontecia por lá, né ?

Os Meninos que Enganavam Nazistas é uma história que vem pra trazer pro leitor muita emoção, do começo ao fim, conseguimos sentir a emoção do autor em todo o momento, ele consegue de uma maneira muito delicada repassar todos os sentimentos dele e do irmão durante esse período, apesar do sofrimento é um livro que traz uma mensagem de coragem e de força.

Confesso que essa história me marcou muito, principalmente com o final do livro, que foi a parte mais emocionante e que me fez chorar por muito tempo. Ler um relato como esse, nos faz refletir em como reclamamos da nossa vida sem motivos, muitas vezes por bobagem. Essas duas crianças são exemplos a serem seguidos, como eu disse antes, de força e coragem. Se você gosta de uma história emocionante vai se apaixonar por esse livro que inclusive tem um filme.


Já viu essas postagens?

21 comentários

  1. Eu sempre gostei de livros sobre a II Grande Guerra, li vários, mas ultimamente estou tão sentimental que fico emocionada só com a resenha hahaha
    A capa é muito bonita!
    Beijos

    https://lovelyplacee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior q eu to assim tbm chorando por qualquer coisa, bjoss

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Esse é um grande livro, é tocante e envolvente, eu particularmente adorei tanto o filme como o livro de "Os meninos que enganavam os nazistas". Parabéns, a sua resenha ficou muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros ambientados na segunda guerra, ou melhor dizendo, em guerras em geral. Este livro eu já conheço, mas não li até o momento. Apesar do nó que sempre fico com livros assim, ainda mais quando envolvem crianças, ainda vou ler, com certeza.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Sempre gostei muitos dos livros que se passam em épocas de guerra, ainda mais sendo a segunda guerra mundial. Eu tive a oportunidade de assistir a adaptação do livro em uma cabine de imprensa, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Acho que o farei em breve!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero q vc leia pq vai amar ainda mais gostando desses estilos

      Excluir
  5. Eu já tinha isto esse livro antes e fiquei louca para ler, pois amo histórias sobre essa época, acho super interessante como um acontecimento de muitos anos atrás, ainda nos traz dor e sofrimento. Mas nunca tinha visto que era baseado em fatos reais, me deu mais um motivo para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é em fatos reais isso q acaba emocionando mais ainda a historia

      Excluir
  6. Amo histórias com a guerra no meio do enredo, cara, sempre acabam me marcando. Esse eu quero ler desde o lançamento, e com certeza vai me marcar muito, principalmente porque essa perseguição nunca acabou né? Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Gosto muito de ler livros com a temática da Segunda Guerra e quero ler Os Meninos que Enganavam os Nazistas desde que foi lançado, mas descobri no seu post que foi baseado em fatos reais, mais um motivo para lê-lo! Adorei a resenha.
    Beijos!
    Blog Meio Wandinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi baseado em fatos reais quem escreveu o livro foi o proprio menino q sofreu td isso é mt emocionante

      Excluir
  8. Olá,

    Eu já vi muitas pessoas comentando sobre essa obra, inclusive recebi uma proposta de fazer a leitura dela. Como ando cheio de livros para ler, eu preferi dar a oportunidade para outra pessoa, só que eu realmente tenho muita vontade de ler essa história, é um tipo de livro que chama a minha atenção e sua resenha só colaborou com a minha animação! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc tiver essa oportunidade novamente leia sim pq esse livro é mt emocionante

      Excluir
  9. Todas as vezes que leio algo sobre a guerra me marca demais e não sei se é masoquismo mas adoro o tema, já vou procurar para ler! Obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Acho livros que se passam nessa fase da guerra muito fortes, e muito importantes de serem lidos.
    Porém é algo que mexe demais comigo e acabo passando essas dicas pra não ficar sofrendo demais hahahah.
    Mas adorei sua resenha, quem sabe um dia animo de lê-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles sao fortes mesmo n pode ler em momentos tristes se n vc desaba de vez mesmo

      Excluir
  11. adoro ler relatos sobre a Segunda Guerra e desde que vi esse livro fiquei super empolgada pra fazer a leitura... espero me emocionar e certamente ficarei de ressaca literária...
    bjs...

    ResponderExcluir